Abrir empresa ficou muito mais simples e ágil!

Conforme numeros oficiais, o tempo de demora para abertura de empresas no país, passou a ser 4 dias.

Se você está pensando em abrir uma empresa, leia este conteúdo até o fim.

Tenha uma boa leitura!

As facilidades com a desburocratização

Os números oficiais dos órgãos competentes informam que, em média, se leva 4 dias úteis para abrir uma empresa no Brasil (emissão do CNPJ), variando de cidade para cidade. No entanto, o processo completo para ter o CNPJ em mãos e, de fato, poder emitir notas fiscais, dura em torno de 30 dias, podemos ser menor em alguns estados e cidades. Os números oficiais dizem que, em média, se leva 4 dias úteis para abrir uma empresa no Brasil (emissão do CNPJ), variando de cidade para cidade. O processo completo para ter o CNPJ em mãos e, de fato, poder emitir notas fiscais, dura em torno de 30 dias, em média, podemos ser menor em algumas localidades e maior se o empreendedor não tiver algum documento necessário em mãos. Salientamos que nesta média está incluído o MEI que tem a sua abertura imediata.

No início de 2019, a média era de 5 dias e 9 horas. Esta desburocratização incentivou o crescimento de empresas no país fazendo que em 2023 ultrapassasse a casa de 21 milhões de empresas ativas no país.

Os estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Sergipe e Mato Grosso do Sul passaram a ser destaques entre os entes federados no tempo médio para abrir negócios – nesses locais, demora pouco mais de 1 dia.

Abertura de empresas e o crescimento da economia

Conforme fontes de setembro de 2023, o Brasil contabilizou a abertura de mais de 2 milhões de CNPJ nos primeiros seis meses do ano de 2023.

A tendencia é que com a desburocratização de contratação alcançada pelo governo federal anterior faça com que estes números alcancem patamares ainda melhores e seja o empurrão necessário para que o país tenha uma maior importância econômica a nível mundial. Se as expectativas forem alcançadas, o valor de ganhos per capita também se elevaria e melhoraria na media a situação financeira dos brasileiros.

Precisa de ajuda para sua empresa?

Preencha o formulário que entraremos em contato para te auxiliar nesse processo!

O avanço dos pequenos negócios no Brasil

Os pequenos negócios respondem por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Juntas, as cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no País representam 27% do PIB, um resultado que vem crescendo nos últimos anos. Os dados inéditos são revelados pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “O empreendedorismo vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos e é fundamental que cresça não apenas a quantidade de empresas, mas a participação delas na economia”, afirma Barretto.

Em valores absolutos, a produção gerada pelas micro e pequenas empresas quadruplicou em dez anos, saltando de R$ 144 bilhões em 2001 para R$ 599 bilhões em 2011, em valores da época.

As micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza no Comércio no Brasil, já que respondem por 53,4% do PIB deste setor. No PIB da Indústria, a participação das micro e pequenas (22,5%) já se aproxima das médias empresas (24,5%). E no setor de Serviços, mais de um terço da produção nacional (36,3%) têm origem nos pequenos negócios.

os principais motivos para o bom desempenho dos pequenos negócios na economia brasileira são a melhoria do ambiente de negócios (em especial após a criação do Supersimples que reduziu os impostos e unificou oito tributos em um único boleto), o aumento da escolaridade da população e a ampliação do mercado consumidor, com o crescimento da classe média.

Representatividade dos Pequenos negócios na economia brasileira:

27% do PIB

52% dos empregos com carteira assinada

40% dos salários pagos

8,9 milhões de micro e pequenas empresas

Você também pode se interessar por